- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Foster marcou presença recentemente nas celebrações de inauguração da nova Buenos Aires Ciudad Casa de Gobierno, a sede da Prefeitura de Buenos Aires, um edifício sustentável para o prefeito e outros 1500 funcionários, além de ser o primeiro projeto cívico do escritório inglês na Argentina. Ocupando uma quadra inteira em Parque Patrícios, o edifício é um catalisador na renovação do bairro e combina um projeto ambientalmente eficiente com uma disposição interna altamente flexível das áreas de trabalho, organizadas em pavimentos-terraços.
A entrada se dá através de um átrio de quatro pavimentos de altura. As paredes de vidro preenchem o espaço com luz natural e criam uma conexão visual com o parque adjacente. Os quatro níveis de ambientes de trabalho recuam para criar uma sequência de terraços internos. Todos os pavimentos são conectados por rotas de circulação e pontuados por dois grandes pátios ajardinados. Os espaços de atividades são abertos, naturalmente iluminados e visíveis, garantindo uma boa comunicação entre os departamentos e promovendo um senso de integração com a comunidade.
A metragem dos diferentes pavimentos são generosas e são baseadas em um grid de 8 metros, que permite uma grande variedade de layouts - o edifício foi originalmente encomendado como sede para o Banco Ciudad, e a inerente flexibilidade de seu projeto permitiu uma transição sutil em escritórios de governo. Instalações futuras incluem um café e um auditório com painéis de madeira com capacidade para 300 pessoas, que também poderá ser utilizado para eventos comunitários.
Externamente, o edifício é caracterizado por sua cobertura ondulante, que é apoiada em pilares e se estende em grandes beirais para sombrear a praça de entrada e as fachadas. Nos interiores, os tetos abodadados são texturizados e aparentes. O uso de materiais industriais reforça o antigo caráter artesanal de Parque Patrícios, enquanto a massa térmica da cobertura de concreto, combinadas com as vigas de arrefecimento auxiliam a regular a temperatura e mantém os postos de trabalho naturalmente resfriados. É o primeiro edifício público na Argentina a obter o selo LEED Silver de qualidade ambiental. Cada aspecto do esquema foi projetado em resposta ao clima local, incluindo a composição de cada fachada: as fachadas leste e oeste, por exemplo, são sombreadas por uma série de brises que vão do piso ao teto.
Palavras de Lord Foster : “Sustentabilidade se relaciona fortemente com o clima e recursos locais, e a Buenos Aires Ciudad Casa de Gobierno é uma ótima demonstração de como arquitetura pode trabalhar com a natureza através de métodos passivos de reduzir naturalmente o uso de energia. A cobertura se estende como um beiral para gerar sombra, sua estrutura fluida em concreto é simbólica e funcional, para regular as temperaturas. Elementos de sombreamento no leste e oeste protegem os interiores da insolação direta, enquanto que os pátios internos permitem a luz natural alcançar o coração do edifício - desta maneira, seu desenho é uma resposta ao local e ao clima. O projeto teve um papel fundamental na regeneração deste antigo distrito industrial da cidade."
David Summerfield, Diretor do Studio Foster + Partners: “Esse é um marco importante para o estúdio, e nós estamos orgulhosos que nossa primeira obra cívica na Argentina é um escritório de governo importante para Buenos Aires. O projeto é uma resposta ao contexto local, social e ambiental - nosso objetivo era criar um edifício altamente flexível, que celebra o maravilhoso clima da cidade e sua localização única junto à um parque, e será uma adição positiva ao bairro revitalizado."